Reflexão sobre o Scratch - Liliana Anjos

     A presente reflexão foi realizada no âmbito da unidade curricular de As TIC na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, inserida no 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com o presente trabalho pretende-se refletir acerca das duas atividades Scratch realizadas na presente unidade curricular, sendo apresentados, também, os links de ambas as atividades. 

Para refletir acerca do projeto Scratch é importante começar por dizer que não conhecia esta linguagem de programação e, por isso, não sabia das suas potencialidades pedagógicas. Desta forma, tive conhecimento do mesmo através da presente unidade curricular.

No que concerne ao projeto 1, o mesmo revelou ser um projeto de descoberta dado que eu não conhecia o Scratch, como referido. Desta forma, o primeiro projeto permitiu-me descobrir todas as potencialidades desta linguagem de programação, uma vez que experimentei a colocação de diversos cenários e personagens, utilizando os diversos comandos e criando códigos para os cenários e personagens. Ao refletir sobre o primeiro projeto, considero que compreendi facilmente como utilizar esta linguagem de programação, apesar de me ter deparado com pequenas dificuldades, no que se refere à utilização de certos comandos.  Projeto 1 – https://scratch.mit.edu/projects/1021197590

Após o primeiro projeto, foi pedido que fosse realizado um segundo. Este segundo projeto vai de encontro a uma das possibilidades do Scratch: criar e contar histórias. Assim, o presente projeto é uma adaptação de “A Bailarina Joana”, um projeto inserido em Projeto GEN1OS. Projeto 2 – https://scratch.mit.edu/projects/1032982890

Neste projeto, ao conhecer melhor as potencialidades do Scratch, decidi adaptar algumas das personagens, bem como adaptar os cenários à história pretendida. Desta forma, foram acrescentados, também, mais diálogos e os existentes (no projeto que serviu como apoio) foram adaptados. Com o apoio do docente em tempo de aula, considero que ultrapassei as dificuldades com que me deparei no projeto anterior. Desta forma, considero que o segundo projeto permitiu o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos ao explorar o Scratch, uma vez que, ao conhecer mais, foi possível criar uma história mais aprimorada, fazendo uso de outros comandos dado que, consequentemente, senti um maior à vontade para explorar as diversas potencialidades desta linguagem de programação.

    De um modo geral, considero que, do primeiro para o segundo projeto, as dificuldades foram superadas (como mencionado anteriormente). Assim, compreendi as diversas potencialidades do Scratch, entre elas: a criatividade, a possibilidade de criação de diálogos, que relaciona as TIC com a área curricular de português. Apesar de não ter explorado essa possibilidade, nas diversas aulas aprendi, também, a interdisciplinaridade do Scratch com outras áreas do saber que não o português, bem como a possibilidade de criação de jogos, entre outros. Esta ferramenta revelou ser uma mais-valia, pretendendo implementar a mesma num futuro profissional.

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