Ambientes de aprendizagem com TD

 



 

 


 

 

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico

 

 

Tarefa 3-

Ambientes de aprendizagem com TD

 

 

 

Ana Beatriz Silva

(N.º 220140025)

 

Laura Lopes

(N.º 22014013)

 

Liliana Anjos

(N.º 220140012)

 

 

 


Unidade Curricular: As TIC na Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico

Docente: João Torres

Ano letivo: 2023/2024

 

 

 

 

1.     Introdução;

O presente documento visa corresponder a uma avaliação da unidade curricular As TIC na Educação Pré Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com este trabalho, foi possível concretizar vários objetivos da unidade curricular, designadamente “Identificar e compreender as principais conclusões da investigação sobre o papel das TIC na Educação Pré-Escolar (EPE) e no 1.º ciclo”, “Compreender a necessidade de utilizar metodologias apropriadas para utilização das TIC nas atividades de aprendizagem dos alunos nas diferentes áreas curriculares da EPE e 1º ciclo”, “Conhecer diferentes perspetivas de utilização das TIC na EPE e 1º ciclo e a sua articulação com diferentes opções pedagógicas” (Torres, 2024).

O trabalho inicia com uma contextualização relativa à pertinência do trabalho com as TIC em contexto escolar, partindo, depois, para uma articulação do referido com o observado nas aulas da presente unidade curricular. No final, surge uma breve conclusão, na qual se elencam as aprendizagens efetuadas.

2.     Contextualização teórica obtida através da leitura de, pelo menos, dois dos textos de apoio disponibilizados na pasta moodle;

Nos dias de hoje, as TIC são fulcrais, de modo que as escolas não podem ficar distantes das mesmas, uma vez que estas já se encontram inseridas no quotidiano dos alunos. Como refere Lopes (2018), as novas tecnologias são recursos importantes para os professores e os alunos, uma vez que permitem “(…) uma aprendizagem mais interativa, criativa e uma construção coletiva de conhecimento” (p. 2). Desta forma, é possível compreender que as TIC se revelam, também, um instrumento que possibilita a aprendizagem das crianças.

            Silva (1999), citado por Lopes (2018), refere que,

o grande desafio que se coloca à escola e aos professores consiste em compreender o funcionamento destas tecnologias que podem proporcionar a passagem de um modelo curricular baseado na reprodução da informação para um modelo de funcionamento assente na construção de saberes, aberto aos contextos sociais e culturais, à diversidade dos alunos aos seus conhecimentos, experimentações e interesses. (p. 3)

            Desta forma, apesar de as novas tecnologias já estarem inseridas no quotidiano das crianças, é importante que os docentes procurem compreender o funcionamento das TIC, de forma que estas possam ser exploradas e, consequentemente, se tornarem fontes de informação, podendo substituir métodos de ensino mais tradicionais, uma vez que, como Lopes (2018) menciona, as práticas tradicionais reformulam-se e inserem-se novas.

            Ainda assim, como refere Lopes (2018), sabe-se que ainda existe um grande distanciamento entre a escola e as novas tecnologias uma vez que embora existam professores que defendem a utilização das TIC, existem tecnologias digitais que ainda não foram incorporadas nas práticas dos docentes, apesar de interativas. Lopes (2018) refere ainda que “A utilização da tecnologia representa um desafio e uma oportunidade no campo da educação” (p. 4) e, por isso, é importante e necessário refletir sobre a apropriação e utilização das TIC.

            A utilização das novas tecnologias no âmbito da educação não depende apenas do professor, mas também das escolas. Como refere Lopes (2018), é a instituição que tem de providenciar a adaptação das TIC ao projeto pedagógico.

            Nas palavras de Lopes (2018), o papel do professor na “sociedade digital” passa por fazer que os alunos pensem, questionem e construam as suas próprias opiniões. Assim, a mesma autora refere ainda que “O professor está ali para encontrar estratégias que facilitem as aquisições dos alunos. Estas estratégias deverão integrar, cada vez mais, as tecnologias deste tempo” (p. 5). A utilização das TIC, como menciona Lopes (2018), pode motivar os alunos, bem como incentivar a sua participação, facilitando o processo de aprendizagem enquanto se promove a inovação. Assim sendo, segundo Lopes (2018), de forma a motivar os alunos e a melhorar/adequar a sua prática pedagógica, os professores devem questionar a sua própria prática e rever o seu papel como professores nesta sociedade que está cada vez mais ligada às novas tecnologias. Devido a esta nova sociedade, de acordo com Lopes (2008), a escola deve ser considerada como um local de aprendizagem com todos os meios que possibilitem aos alunos construir o seu conhecimento, atitudes, valores, entre outros.

Segundo Lopes (2018), as TIC permitem transformar a sala de aula num espaço de aprendizagens dinâmico tornando o professor num elemento fundamental com novos papéis dentro da sala. Deste modo, as TIC podem ser associadas à alteração do modo como se aprende e como se ensina.

Partindo desta ideia, as TIC também podem proporcionar aos professores e alunos momentos de convivência e parceria com outros países. Assim sendo, o programa Erasmus + da União Europeia criou a ação eTwinning, que consiste no trabalho colaborativo entre professores e alunos de países distintos. Durante os projetos eTwinning, as comunidades escolares comunicam e trabalham utilizando as novas tecnologias, permitindo assim o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas por parte dos docentes e envolver várias áreas curriculares e temas do currículo. Para além disto, a ação eTwinning promove, não só, a educação inclusiva, mas também a concretização de competências referidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e constitui uma oportunidade de operacionalizar a autonomia e flexibilidade curricular.

No contexto de ensino em Portugal, no 1.º ciclo, as aprendizagens relativamente às TIC são reguladas pelas Orientações Curriculares Para As Tecnologias Da Informação e Comunicação (Direção Geral de Educação, 2023), que se organizam em quatro domínios de trabalho: Cidadania Digital; Investigar e Pesquisar; Comunicar e Colaborar; e Criar e Inovar.

3.     Articulação das temáticas abordadas nas aulas e tarefas realizadas até aqui na UC com a contextualização teórica;

Como referido previamente, o professor apresenta um papel preponderante na exploração das TIC em contexto escolar, o que pudemos observar durante as aulas da presente unidade curricular, nas exposições realizadas por professores convidados.

O projeto apresentado pela professora Maria do Rosário Rodrigues – “Os super animais selvagens” – teve como ponto de partida um constrangimento patente na turma, que considerava ler um exercício “chato” (Rodrigues et al, 2013, p. 123). O professor, um “convicto utilizador das TIC com os seus alunos porque acredita na melhoria das suas aprendizagens” (Rodrigues et al, 2013, p. 121), propõe, então, a construção de um livro conjunto, que seja apelativo, iniciando, então, um processo de criação com diversas etapas. Durante este percurso, as TIC foram amplamente utilizadas e exploradas: as histórias foram escritas num processador de texto – que permitia, ainda, outras operações; o correio eletrónico, o Google Sites e o Google Docs foram utilizados para partilha e posterior discussão de produções;  o PhotoStory foi utilizado para a preparação de uma exposição da história (embora também tenha sido experimentado o Powerpoint); foram usados instrumentos de captação de voz – o que permitiu, aos alunos, ser confrontados com as suas fragilidades na leitura e consecutivo melhoramento; o Google Forms foi utilizado para recolha de opiniões, após a divulgação do livro.

Desta forma, torna-se relevante referir todos os projetos desenvolvidos no âmbito da ação eTwinning, uma vez que estes permitem aprendizagens sobre os mais diversos temas, bem como a integração de diversas áreas curriculares, demonstrando a importância das novas tecnologias estarem inseridas no currículo e da implementação de novas práticas pedagógicas nas escolas.

A utilização das TIC contribuiu favoravelmente para a construção de aprendizagens, permitindo não só o desenvolvimento de competências digitais e de escrita, mas, ainda, de competências sociais e da vida democrática, nomeadamente a partilha, a discussão, o debate, o alcançar o consenso e a criação de um produto para usufruto comum. Tendo o professor seguido a metodologia de trabalho de projeto, garantiu a concretização dos quatro domínios de trabalho, propostos pelas orientações curriculares relativas às TIC (Direção-Geral de Educação, 2023) e mencionadas anteriormente.

Como referido previamente, a utilização das TIC representa, simultaneamente, um desafio e uma oportunidade, no campo da educação (Lopes, 2018): se, por um lado, apresenta manifestas potencialidades, por outro, exige, dos professores, novos conhecimentos e aprendizagens. De modo a colmatar esta situação, um grupo de professores – convidados, numa das aulas da unidade curricular – organizou uma comunidade de prática (Grácio et al, 2021), na qual vários docentes se procuraram entreajudar na exploração das novas tecnologias. Esta comunidade de prática revelou-se extremamente profícua, pois possibilitou que os professores interagissem entre si, partilhassem receios e conhecimentos e solidificassem o seu saber, granjeando maior confiança para implementar as TIC nas suas ações educativas.

4.     Conclusão que deve incluir as aprendizagens efetuadas;

Em suma, após todo o trabalho desenvolvido, é possível afirmar que as TIC apresentam diversas possibilidades que permitem diversas aprendizagens ao nível de todas as áreas curriculares. Embora se trate de um recurso presente no quotidiano dos alunos, o papel do professor é fulcral na exploração das novas tecnologias e, por isso, é necessário que estes se apropriem das mesmas e integrem as TIC nas suas estratégias de ensino.

Em síntese, ao refletir sobre todo o trabalho desenvolvido e sobre os projetos apresentados ao longo da presente unidade curricular, foi possível compreender a importância das TIC nos ambientes de aprendizagem, uma vez que permitem o desenvolvimento de diversas competências.

 

Referências

Direção-Geral de Educação. (2023). Orientações Curriculares Para As Tecnologias Da Informação e Comunicação. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ERTE/oc_1_tic_1.pdf

Direção-Geral da Educação. (2023). eTwinning. eTwinning. https://www.etwinning.pt/site/etwinning 

Grácio, J., Torres, J., Rodrigues, M. R., Graça, A., Chambel, A., Franco, C., & Pinto, P. (2021). Comunidade de prática de professores do 1º ciclo. In A. J. Osório, M. J. Gomes, A. Ramos, & A. L. Valente (Orgs.), Challenges 2021, desafios do digital: Livro de atas (pp. 381-391). Universidade do Minho.

Lopes, N. M. (2018). A Sociedade Digital: a redefinição da escola, do papel do professor e do aluno. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Rodrigues, M. R., Moreira, A., & Grácio, J. (2013). Uma história coletiva, a web 2.0 e os computadores Magalhães. Em XV International Symposium on Computers in Education (pp. 121–126). Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu. https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/11503

Torres, J. (2024). Apresentação. Comunicação em powerpoint apresentada no âmbito da lecionação da unidade curricular de As TIC na Educação Pré Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico. Escola Superior de Educação de Setúbal. Instituto Politécnico de Setúbal. Setúbal, Portugal.

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