Descobre mais sobre a Ação eTwinning

 Projeto eTwinning

1. O que é?

    O eTwinning consiste numa Ação do Programa Erasmus+ da União Europeia. Esta ação foi criada em 2005, de modo a promover o trabalho colaborativo entre professores.

    Um dos objetivos do eTwinning consiste em promover a consciência do modelo europeu de sociedade multilingue e multicultural, em professores e alunos. Para isso, é necessário existir uma relação entre, no mínimo, duas escolas de dois países europeus que recorrem às TIC para desenvolver, em parceria, uma atividade pedagógica pertinente. Sendo um trabalho que poderá abranger várias disciplinas e temas do currículo, é necessário um compromisso dos diferentes atores educativos a múltiplos níveis.

    Em Portugal, a Ação eTwinning permite não só promover a educação inclusiva (possibilitando alcançar a diversidade de potencialidades de todos os alunos), mas também concretizar as competências referidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Para além disto, constitui uma oportunidade de operacionalizar a autonomia e flexibilidade curricular, previstas no Decreto-Lei n.º 55/2018, 6 de julho.

    Todas as escolas europeias podem inscrever-se no Portal ESEP | eTwinning, ficando os professores a desenvolver projetos que envolvam toda a comunidade educativa.


2. Projeto eTwinning: Wojtek the Soldier Bear

     Apresentação do Projeto

        O Projeto eTwinning escolhido para aprofundamento foi "Wojtek the Soldier Bear"Este projeto foi desenvolvido com o objetivo de os alunos ingleses e polacos aprenderem mais sobre o seu passado, a partir de diferentes perspetivas, com a ajuda de um urso castanho chamado Wojtek. Esculturas de Wojtek podem ser encontradas na Polónia e Reino Unido.

    O projeto teve início com a leitura compartilhada do livro “Wojtek the bear- Polish war hero” de Aileen Orr. Este livro consiste num relato verídico sobre um urso que foi adotado pelo exército polaco e que teve uma participação notória no fornecimento de munições à tropas aliadas durante a Batalha de Monte Cassino, na 2ª Guerra Mundial. Wojtek terminou os seus dias no jardim zoológico de Edimburgo, na Escócia. 

    O projeto foi organizado em diferentes fases de desenvolvimento, tais como:

  • Apresentação do projeto;
  • Concurso de design de logotipo;
  • Pesquisa da história de Wojtek;
  • Diversas atividades que envolvem diferentes áreas curriculares;
  • Videochamada com outras escolas para compartilhar os conhecimentos adquiridos;
  • Diário de projeto, desenvolvido durante todo o projeto e disponível para consulta dos pais;
  • A integração de ferramentas de TI no projeto;
  • Reflexão dos alunos e partilha das aprendizagens realizadas no Twinspace;
  • Reflexão dos professores sobre os benefícios que advêm da participação no projeto;
  •  E-books criados através do projeto.

Países Envolvidos

        No projeto, participaram alunos e professores do Reino Unido e da Polónia. 

Comunicação

    No que concerne à comunicação realizada entre as duas escolas do projeto, esta foi realizada de diversas formas. No decorrer do mesmo foi realizada uma videochamada, em que os alunos de ambas as escolas partilharam aprendizagens realizadas. Posteriormente, foi também realizada uma aula conjunta pelos docentes polacos e ingleses, através do Blendspace (ferramenta online que permite a criação de aulas interativas), tendo sido abordada a Segunda Guerra Mundial, bem como aplicado um questionário acerca da temática trabalhada.

    Outra das formas de comunicação foi a troca de cartas. Esta foi iniciada pelas crianças polacas, tendo como objetivo melhorar e praticar o seu inglês. Esta forma de comunicação foi bem aceite pelos alunos ingleses, uma vez que "Improving writing is one of the whole school targets at Eastburn, so it was wonderful to have an opportunity to include writing for a real audience within this project work". Através da troca de cartas, os alunos decidiram, também, contactar a autora do livro Aileen Orr, que os respondeu.

    Como mencionado no projeto, a troca de cartas entre os alunos continua e existiram algumas discussões entre as turmas participantes acerca da vida atual na Polónia e na Inglaterra.

Produtos Desenvolvidos no Projeto 

    Como já referimos anteriormente, este projeto foi desenvolvido em diferentes fases e de algumas destas surgiram diferentes produtos, sendo estes:

  • Logotipo do site;
  • Representar a imagem de Wojtek;
  • Vídeo colaborativo com a música composta pelos alunos ingleses e as ilustrações realizadas pelos alunos polacos, que retrata a história de Wojtek. Disponível em, https://www.youtube.com/watch?v=iXaKCDROj5w ; 
  • Correspondência com Aileen Orr, através da carta e da rede social Facebook;
  • Entrevista a familiares sobre a deportação soviética;
  • Reflexões dos alunos e professores sobre o projeto desenvolvido.

 

Aspetos Relevantes para as Aprendizagens dos Alunos 

    Com o projeto, os alunos puderam ampliar os seus conhecimentos históricos, nomeadamente relativos à Segunda Guerra Mundial. 

Também tiveram várias oportunidades de desenvolver a sua criatividade e imaginação, bem como competências de trabalho em grupo, como a cooperação, o diálogo, o respeito pelo outro, a escuta ativa, a tomada de decisões e a chegada a um consenso, necessários à realização das diversas atividades (por exemplo, a construção do 

Foi permitido, também, aos alunos aprimorar as suas competências linguísticas, tanto no registo escrito (nas trocas de cartas e nas cartas dirigidas ao autor), como no registo falado (por exemplo, na vídeo chamada), podendo os alunos polacos praticar a língua inglesa. 

O projeto permitiu, ainda, desenvolver o espírito democrático, através da votação, na competição dos logótipos, ou pelo contínuo trabalho intercultural existente.


O porquê de no futuro virmos a utilizar o eTwinning para um projeto semelhante!

    Ao refletir-mos sobre todo o trabalho desenvolvido e o projeto eTwinning escolhido, consideramos que seria interessante utilizar o eTwinning para a realização de um projeto semelhante devido a diversos fatores. Primeiramente, ao lermos sobre as reflexões dos alunos e professores acerca do projeto é possível compreender o quão desafiadoras foram as diferentes partes do projeto e o quanto os alunos e professores se empenharam para que todos os objetivos fossem atingidos. Desta forma, compreende-se a importância de implementar atividades desafiadoras e lúdicas aos alunos que promovam a realização de aprendizagens.

    Para além do referido, é importante mencionar a comunicação existente num projeto eTwinning entre os diversos países da União Europeia que poderão ser participantes. Como visto anteriormente, esta comunicação pode ser realizada de diferentes formas e permite aos alunos o contacto com outras culturas e a discussão e troca de ideias acerca de aprendizagens realizadas.

    

    

 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Laura Lopes

Ambientes de aprendizagem com TD