Reflexão sobre o Scratch - Laura Lopes
A
primeira aula de trabalho com o Scratch foi, para mim, um desafio. Embora tenha
seguido a explicação passo-a-passo apresentada pelo professor, senti-me um pouco
confusa, no momento de criar um projeto, diferente do primeiro. Senti alguma
dificuldade não só nos códigos que devia selecionar, mas, também, em
distanciar-me do projeto realizado em conjunto. Deste modo, optei por me
debruçar sobre o novo projeto noutra ocasião, já em casa. Assim, sem outro
apoio, socorri-me de vários vídeos, da plataforma Youtube, que me esclareceram
e permitiram, então, construir o meu primeiro projeto de forma autónoma. Senti-me
bastante feliz com o resultado.
Na
segunda aula de trabalho com o Scratch, perante a proposta do professor de selecionar
um projeto já existente e adaptá-lo mediante o nosso entender, senti-me mais
confiante e entusiasmada, tendo em conta a experiência anterior. Desta forma,
percorrendo as várias opções, selecionei, então, como modelo para o meu
projeto, o jogo do Mergulhador, perspetivando, já, as suas múltiplas
potencialidades. O jogo do Mergulhado consiste num jogo interativo, de perguntas
e respostas, no qual se deve levar o Mergulhador até a um peixe e, sempre que
tal acontecem surge uma pergunta à qual o jogador deve responder. Todavia, eu tomei
a decisão de adaptar o jogo, baseando-me no tema do Sistema Solar – presente nas
Aprendizagens Essenciais de Estudo do Meio, do 3.º e 4.º ano de escolaridade –
de modo a poder ser utilizado em contexto de sala de aula. O link para o meu
projeto é o seguinte: https://scratch.mit.edu/projects/1032989050
Desta
forma, embora as regras se tenham mantido as mesmas da proposta apresentada
pelo professor, modifiquei os seguintes aspetos:
-
O mergulhador tornou-se um foguetão;
-
Os peixes são, agora, planetas e o sol.
Com
este jogo, as crianças poderão, então, mobilizar os seus conhecimentos
relativamente aos conteúdos das perguntas, neste caso, sobre o Sistema Solar,
sendo esta, pois, uma forma interativa e diferente de aferir as aprendizagens
realizadas
Assim,
tendo tenha ficado bastante satisfeita com o meu resultado, penso que, numa
nova versão, poderia aprimorar algumas coisas, por exemplo, adicionando um som
de palmas, sempre que exista uma resposta correta ou, ainda, criar outros níveis,
mobilizando outros conteúdos. Ademais, penso que seria bastante interessante
colocar os alunos no papel de criador do jogo, levando-os a pensar, também, em
questões sobre os conteúdos trabalhados, permitindo-lhes recuperar, então, de
uma forma diferente, as aprendizagens trabalhadas.
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