Reflexão sobre o Scratch - Laura Lopes

 

A primeira aula de trabalho com o Scratch foi, para mim, um desafio. Embora tenha seguido a explicação passo-a-passo apresentada pelo professor, senti-me um pouco confusa, no momento de criar um projeto, diferente do primeiro. Senti alguma dificuldade não só nos códigos que devia selecionar, mas, também, em distanciar-me do projeto realizado em conjunto. Deste modo, optei por me debruçar sobre o novo projeto noutra ocasião, já em casa. Assim, sem outro apoio, socorri-me de vários vídeos, da plataforma Youtube, que me esclareceram e permitiram, então, construir o meu primeiro projeto de forma autónoma. Senti-me bastante feliz com o resultado.

Na segunda aula de trabalho com o Scratch, perante a proposta do professor de selecionar um projeto já existente e adaptá-lo mediante o nosso entender, senti-me mais confiante e entusiasmada, tendo em conta a experiência anterior. Desta forma, percorrendo as várias opções, selecionei, então, como modelo para o meu projeto, o jogo do Mergulhador, perspetivando, já, as suas múltiplas potencialidades. O jogo do Mergulhado consiste num jogo interativo, de perguntas e respostas, no qual se deve levar o Mergulhador até a um peixe e, sempre que tal acontecem surge uma pergunta à qual o jogador deve responder. Todavia, eu tomei a decisão de adaptar o jogo, baseando-me no tema do Sistema Solar – presente nas Aprendizagens Essenciais de Estudo do Meio, do 3.º e 4.º ano de escolaridade – de modo a poder ser utilizado em contexto de sala de aula. O link para o meu projeto é o seguinte: https://scratch.mit.edu/projects/1032989050

Desta forma, embora as regras se tenham mantido as mesmas da proposta apresentada pelo professor, modifiquei os seguintes aspetos:

- O mergulhador tornou-se um foguetão;

- Os peixes são, agora, planetas e o sol.

Com este jogo, as crianças poderão, então, mobilizar os seus conhecimentos relativamente aos conteúdos das perguntas, neste caso, sobre o Sistema Solar, sendo esta, pois, uma forma interativa e diferente de aferir as aprendizagens realizadas

Assim, tendo tenha ficado bastante satisfeita com o meu resultado, penso que, numa nova versão, poderia aprimorar algumas coisas, por exemplo, adicionando um som de palmas, sempre que exista uma resposta correta ou, ainda, criar outros níveis, mobilizando outros conteúdos. Ademais, penso que seria bastante interessante colocar os alunos no papel de criador do jogo, levando-os a pensar, também, em questões sobre os conteúdos trabalhados, permitindo-lhes recuperar, então, de uma forma diferente, as aprendizagens trabalhadas.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Descobre mais sobre a Ação eTwinning

Laura Lopes

Ambientes de aprendizagem com TD