Reflexão sobre o projeto de Scratch de Ana Beatriz Silva

Reflexão Individual da estudante Ana Beatriz Silva

      A presente reflexão foi desenvolvida no âmbito da unidade curricular As TIC na Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico lecionada pelo docente João Torres.

 A reflexão tem como base o projeto “Escolha Múltipla” (https://scratch.mit.edu/projects/1032987591/), desenvolvido na plataforma Scratch, que é uma plataforma que permite criar jogos, histórias, animações com recurso à programação, utilizando uma linguagem simplificada, permitindo assim, que seja utilizada por diferentes faixas etárias. 

O projeto desenvolvido foi construído com o intuito de abordar algumas questões sobre a poluição dos oceanos. Desta forma, tanto as personagens como o cenário são relacionados com o oceano. Este está em formato de jogo, no qual os jogadores devem escolher a opção que achem correta de a cordo com a pergunta realizada.

            A construção do projeto foi significativa para mim, visto que desconhecia por completo o que era o Scratch, muito menos como poderia ser utilizada. Inicialmente estava um pouco reticente, pois já tinha ouvido algumas colegas comentarem que era um pouco confuso e, por vezes difícil, mas confesso que não senti dificuldade em utilizar este programa. Na verdade foi muito interessante explorar as possibilidades do programa e as suas potencialidades, uma vez que tem diversas forma de utilização, cada uma para um propósito distinto. No meu caso, contrui um jogo de escolha múltipla, que considero ter sido desafiante ao inicio, porém quando comecei a perceber como utilizar as diferentes ferramentas tornou-se muito mais fácil. O facto de o professor ter estado disposto a auxiliar o processo durante as aulas e mesmo depois, caso fosse necessário, tornou a concretização deste projeto possível, visto que inicialmente não percebia nada da utilização do Scratch.

            Este trabalho permitiu-me desenvolver competências a nível da utilização do Scratch e, para além disto, levou-me a compreender que este tipo de exploração pode ser realizado facilmente numa sala de aula do 1º ciclo e até mesmo com crianças mais pequenas, embora estas precisem de mais apoio por parte do adulto. E, uma vez que, a sociedade se encontra, cada vez mais, direcionada para tudo o que é digital e a tecnologia estará ainda mais presente nas nossas vidas e nas vidas das crianças no futuro, é importante que o professor acompanhe esta evolução e que leve as tecnologias para a sua sala. Para além disto, o professor também tem a capacidade de alertar para os perigos que podem surgir da má utilização da tecnologia, por isso considero essencial que este tipo de prática seja implementado, mas sempre com cautela e de forma adequada.

     

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