Reflexão sobre o projeto de Scratch de Ana Beatriz Silva
Reflexão Individual da estudante Ana Beatriz Silva
A presente reflexão foi desenvolvida no âmbito da unidade curricular As TIC na Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico lecionada pelo docente João Torres.
A reflexão tem como base o projeto “Escolha Múltipla” (https://scratch.mit.edu/projects/1032987591/), desenvolvido na plataforma Scratch, que é uma plataforma que permite criar jogos, histórias, animações com recurso à programação, utilizando uma linguagem simplificada, permitindo assim, que seja utilizada por diferentes faixas etárias.
O projeto desenvolvido foi construído com o intuito de
abordar algumas questões sobre a poluição dos oceanos. Desta forma, tanto as
personagens como o cenário são relacionados com o oceano. Este está em formato
de jogo, no qual os jogadores devem escolher a opção que achem correta de a
cordo com a pergunta realizada.
A
construção do projeto foi significativa para mim, visto que desconhecia por
completo o que era o Scratch, muito menos como poderia ser utilizada. Inicialmente
estava um pouco reticente, pois já tinha ouvido algumas colegas comentarem que era
um pouco confuso e, por vezes difícil, mas confesso que não senti dificuldade
em utilizar este programa. Na verdade foi muito interessante explorar as
possibilidades do programa e as suas potencialidades, uma vez que tem diversas forma
de utilização, cada uma para um propósito distinto. No meu caso, contrui um
jogo de escolha múltipla, que considero ter sido desafiante ao inicio, porém
quando comecei a perceber como utilizar as diferentes ferramentas tornou-se
muito mais fácil. O facto de o professor ter estado disposto a auxiliar o
processo durante as aulas e mesmo depois, caso fosse necessário, tornou a
concretização deste projeto possível, visto que inicialmente não percebia nada
da utilização do Scratch.
Este
trabalho permitiu-me desenvolver competências a nível da utilização do Scratch e,
para além disto, levou-me a compreender que este tipo de exploração pode ser realizado
facilmente numa sala de aula do 1º ciclo e até mesmo com crianças mais
pequenas, embora estas precisem de mais apoio por parte do adulto. E, uma vez
que, a sociedade se encontra, cada vez mais, direcionada para tudo o que é digital
e a tecnologia estará ainda mais presente nas nossas vidas e nas vidas das
crianças no futuro, é importante que o professor acompanhe esta evolução e que
leve as tecnologias para a sua sala. Para além disto, o professor também tem a
capacidade de alertar para os perigos que podem surgir da má utilização da
tecnologia, por isso considero essencial que este tipo de prática seja
implementado, mas sempre com cautela e de forma adequada.
Comentários
Enviar um comentário