Reflexão individual - Liliana Anjos
1.
Reflexão Individual sobre a unidade curricular
A
presente reflexão é realizada no âmbito da unidade curricular de As TIC na Educação
Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, inserida no 2.º ano do Mestrado em
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desta forma,
pretende-se referir as expetativas para a presente unidade curricular,
comparando as mesmas com a realização de um balanço final da unidade curricular,
referindo aspetos relevantes e necessários para a realização de uma reflexão.
No começo da presente unidade curricular, considero que as minhas expetativas pessoais eram referentes à vontade de aprender coisas relacionadas com as novas tecnologias que pudesse aplicar num futuro profissional de modo a inovar a minha prática e a experiência das crianças. Uma vez que conhecia pouco sobre as TIC no trabalho com o Pré-Escolar e com o 1.º Ciclo, grande parte da presente unidade curricular revelou ser uma descoberta e cheia de grandes aprendizagens. Desta forma, gostaria de destacar dois trabalhos desenvolvidos que revelaram ser um marco importante: o trabalho desenvolvido e implementado sobre a robótica e a introdução ao Scratch.
Primeiramente, no que concerne ao trabalho sobre a robótica, considero que a exploração em aula foi uma
mais-valia, dado que nos permitiu conhecer diversos robôs e os seus pontos
fortes e fracos, permitindo, também, escolher de forma mais acertada o robô a
utilizar no momento de implementação. Compreendi, também, que mesmo na robótica
existe a possibilidade da realização de interdisciplinaridade com diversas
áreas curriculares. Ao implementar a atividade, aprendi a importância e a
necessidade de inovar e de utilizar as tecnologias no ensino. Os alunos
mostraram-se bastante motivados e interessados, aprendendo através da robótica.
Pessoalmente, antes da presente unidade curricular, não tinha uma noção clara
de como poderia ser trabalhada a robótica e em que contextos, tendo hoje o
conhecimento de como o posso fazer.
Outro
conteúdo trabalhado que considero relevante mencionar foi a introdução ao
Scratch. Antes da presente unidade curricular, não tinha conhecimento desta
linguagem de programação e que tipo de potencialidades a mesma tinha. Com a
realização dos dois projetos, conheci o Scratch e, ao longo das sessões, fui
aprofundando o meu conhecimento sobre o mesmo, compreendendo que tipo de
projetos podem ser feitos e as consequentes potencialidades. Ainda assim, a
nível pessoal, considero que não ficou claro para mim como poderia implementar
uma atividade deste género em contexto de sala de aula. Desta forma, considero
que implementar uma atividade com o Scratch teria sido interessante e ter-me-ia
permitido aprofundar os meus conhecimentos sobre o mesmo.
De um modo geral, considero que foi uma unidade curricular que forneceu aprendizagens bastante significativas como as referidas anteriormente, não existindo aspetos negativos a ressaltar no que concerne aos conteúdos trabalhados. Por outro lado, gostaria de ter trabalhado e aprofundado, nesta unidade curricular, outras ferramentas que fossem importantes para o trabalho da docência, como, por exemplo, o Excel. Ainda assim, esta revelou ser uma unidade curricular que forneceu bastantes contributos a nível profissional, uma vez que me ensinou a introduzir as TIC e a trabalhar as mesmas de forma lúdica com crianças.
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