Reflexão individual - Liliana Anjos

 

1.      Reflexão Individual sobre a unidade curricular

A presente reflexão é realizada no âmbito da unidade curricular de As TIC na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, inserida no 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desta forma, pretende-se referir as expetativas para a presente unidade curricular, comparando as mesmas com a realização de um balanço final da unidade curricular, referindo aspetos relevantes e necessários para a realização de uma reflexão.

No começo da presente unidade curricular, considero que as minhas expetativas pessoais eram referentes à vontade de aprender coisas relacionadas com as novas tecnologias que pudesse aplicar num futuro profissional de modo a inovar a minha prática e a experiência das crianças. Uma vez que conhecia pouco sobre as TIC no trabalho com o Pré-Escolar e com o 1.º Ciclo, grande parte da presente unidade curricular revelou ser uma descoberta e cheia de grandes aprendizagens. Desta forma, gostaria de destacar dois trabalhos desenvolvidos que revelaram ser um marco importante: o trabalho desenvolvido e implementado sobre a robótica e a introdução ao Scratch. 

Primeiramente, no que concerne ao trabalho sobre a robótica, considero que a exploração em aula foi uma mais-valia, dado que nos permitiu conhecer diversos robôs e os seus pontos fortes e fracos, permitindo, também, escolher de forma mais acertada o robô a utilizar no momento de implementação. Compreendi, também, que mesmo na robótica existe a possibilidade da realização de interdisciplinaridade com diversas áreas curriculares. Ao implementar a atividade, aprendi a importância e a necessidade de inovar e de utilizar as tecnologias no ensino. Os alunos mostraram-se bastante motivados e interessados, aprendendo através da robótica. Pessoalmente, antes da presente unidade curricular, não tinha uma noção clara de como poderia ser trabalhada a robótica e em que contextos, tendo hoje o conhecimento de como o posso fazer.

Outro conteúdo trabalhado que considero relevante mencionar foi a introdução ao Scratch. Antes da presente unidade curricular, não tinha conhecimento desta linguagem de programação e que tipo de potencialidades a mesma tinha. Com a realização dos dois projetos, conheci o Scratch e, ao longo das sessões, fui aprofundando o meu conhecimento sobre o mesmo, compreendendo que tipo de projetos podem ser feitos e as consequentes potencialidades. Ainda assim, a nível pessoal, considero que não ficou claro para mim como poderia implementar uma atividade deste género em contexto de sala de aula. Desta forma, considero que implementar uma atividade com o Scratch teria sido interessante e ter-me-ia permitido aprofundar os meus conhecimentos sobre o mesmo.

De um modo geral, considero que foi uma unidade curricular que forneceu aprendizagens bastante significativas como as referidas anteriormente, não existindo aspetos negativos a ressaltar no que concerne aos conteúdos trabalhados. Por outro lado, gostaria de ter trabalhado e aprofundado, nesta unidade curricular, outras ferramentas que fossem importantes para o trabalho da docência, como, por exemplo, o Excel. Ainda assim, esta revelou ser uma unidade curricular que forneceu bastantes contributos a nível profissional, uma vez que me ensinou a introduzir as TIC e a trabalhar as mesmas de forma lúdica com crianças. 

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