Reflexão sobre a UC

 

Reflexão Individual da estudante Ana Beatriz Silva

A presente reflexão foi desenvolvida no âmbito da unidade curricular As TIC na Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico lecionada pelo docente João Torres.

            Relativamente à unidade curricular, penso que foi interessante perceber que as TIC podem ser utilizadas de diferentes formas e em diferentes contextos. A ideia de criar um blog como portfólio da unidade curricular foi bastante criativa e algo novo para mim, pois nunca tinha criado um blog no passado. Deste modo foi interessante perceber de que forma estes podem ser construídos e organizados, independentemente de já não estarem “na moda”, são uma forma interessante de partilhar com os outros algo que consideramos relevante. Penso que no futuro, quando tiver a minha sala de aula, será um recurso que poderei vir a utilizar, juntamente com a participação ativa dos alunos, de modo a compartilhar o que é trabalhado, construído, durante o tempo letivo.

            Relativamente à exploração do eTwinnig, também era algo que desconhecia, mas que considero que foi interessante descobrir mais sobre esta ação que permite a existência partilhas entre turmas/grupos de diferentes países relacionadas com determinado tema, que permite a aquisição de diferentes competências e aprendizagens tanto quanto às TIC bem como aos conteúdos que são abordados. Para além disto possibilita a partilha de experiências diferentes e de diferentes culturas. É por considerar que este tema é relevante e importante para os futuros docentes, que necessito de referir que o momento de partilha das diferentes experiências dos docentes, relativamente ao eTwinning foi um pouco confuso, ao que considero que no futuro seja organizado de uma outra forma, o facto de ter sido online não tornou este momento tão rico como poderia ter sido.

            No que concerne à exploração dos robôs, foi um momento extremamente interessante, uma vez que, tal como para as crianças, foi um recurso que me despertou bastante curiosidade. Já havia tido contacto com um tipo de robô, mas o faco de podermos explorar as potencialidades dos diferentes robôs foi bastante relevante, porque nos permitiu perceber quais seriam os mais desafiantes de utilizar, os mais simples, os mais diferentes, etc. Este momento de exploração, permite-nos pensar de que forma é que este recurso poderá ser utilizado e que tipo de tarefas poderemos criar e implementar a partir deste recurso de modo a serem significativas para os alunos. Esta exploração serviu de indutor para a implementação de uma atividade em torno do robô e da questão dos códigos. Esta atividade foi pensada  de modo a estar equacionada num trabalho de projeto desenvolvido em sala sobre aspetos do quotidiano dos alunos.

    O projeto desenvolvido no Scratch também foi muito interessante e permitiu-me ficar a conhecer um outro recurso que poderei vir a utilizar no futuro enquanto docente.

    De um modo geral, esta unidade curricular facultou-nos diversos recursos para que, enquanto futuros professores e educadores possamos proporcionar às nossas crianças momentos que envolvam as TIC de uma forma mais dinâmica e significativa. Para além disto, permitiu-me compreender que o professor/educador tem de se colocar fora da sua zona de conforto e procurar diferentes formas e estratégias dentro das tecnologias para também conseguir estar familiarizado com a inovação e evolução tecnológica que tem vindo a ser realizada.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Descobre mais sobre a Ação eTwinning

Laura Lopes

Ambientes de aprendizagem com TD