Reflexão DigiCraft

    Na passada quinta-feira, recebemos a visita de dois professores da Universidade de Salamanca, em Espanha, que vieram partilhar o seu trabalho com o programa DigiCraft, da Fundácion Vodafone Espana. 

    DigiCraft é um programa educativo, que tem como objetivo trabalhar competências digitais com crianças, dos 6 aos 12 anos. 

    Este projeto afigurou-se como bastante pertinente para nós, sobretudo pelo facto de existir uma multiplicidade de recursos online, que se encontram disponíveis para utilizar. Alguns destes recursos estão traduzidos para a língua portuguesa, mas a maior parte encontra-se em castelhano. No entanto, o grupo considera que tal não se revela um problema, uma vez que poderão ser facilmente traduzidos. 

    Outro aspeto relevante da apresentação foi o facto de ter sido mencionada a importância das TIC serem para todos (sem exceção). Neste sentido, a Fundação Vodafone faculta tablets e outros materiais digitais às comunidades escolares mais vulneráveis, o que se torna um fator de motivação, uma vez que as crianças não estão habituadas a trabalhar com estes recursos. 

    A atividade final, em que fomos convidadas a participar numa tarefa utilizando inteligência artificial, também se mostrou bastante interessante, pois, por um lado, nos permitiu conhecer as potencialidades de um recurso também disponível, online, para todos e, por outro lado, colocar no papel do aluno e perceber o quão simples, mas fascinante pode ser trabalhar com estas ferramentas. 

    Em suma, consideramos ter sido uma aula profícua, que nos possibilitou conhecer novas formas de trabalhar com as TIC, que nos serão úteis não só enquanto estagiárias, mas, também, enquanto futuras profissionais da área da Educação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Descobre mais sobre a Ação eTwinning

Laura Lopes

Ambientes de aprendizagem com TD